top of page

Manipuladores emocionais


Os manipuladores emocionais são mentirosos e extremamente talentosos. Insistem que não fizeram algo que você mesmo acabou de ver ou afirmam que disseram algo que você sabe com certeza que nunca mencionaram. O problema é que eles mentem com tanta habilidade que, no final, você começa a duvidar de própria sanidade. Insistir que todos os problemas são fruto de sua imaginação é uma especialidade dos manipuladores.

Os manipuladores emocionais dizem o que você quer ouvir, mas as suas ações são outra história. Eles sempre dizem que vão dizer que te apoiam, mas, quando chega a hora da mão na massa, fingem que todos os seus pedidos não são sensatos.

Os manipuladores emocionais usam o sentimento de culpa em seus interesses. Ao tentar falar sobre os seus problemas, você vai acabar se sentindo culpado de os incomodar. Se não conta nada, sentirá culpado por manter segredos. Eles fazem com que sinta que tudo o que faz está errado e que todos os problemas são culpa sua.

Os manipuladores emocionais nunca têm culpa de nada. Independentemente do tipo de erro que tenham cometido, o culpado sempre é outra pessoa (provavelmente você). Se você está chateado ou triste, a culpa é das suas expectativas elevadas; se o manipulador está triste, a culpa é sua de tê-lo entristecido. Os manipuladores emocionais não se responsabilizam por nada.

Seja em uma relação pessoal ou comercial, os manipuladores emocionais sempre começam a compartilhar coisas importantes muito rápido e esperam o mesmo de você. Eles fingem ser sensíveis e vulneráveis, mas é uma armadilha. Tendem a fazer isso, para que você se sinta especial ou amigo próximo e para que comece a sentir pena dele e responsável por seu estado emocional.

O desejo inicial de se oferecer para ajudar, rapidamente se transforma em queixas e afirmações de que tudo o que está fazendo é extremamente difícil. O objetivo é fazer você se sentir em dívida com o manipulador.

Não importa o tamanho do seu problema, o manipulador sempre estará pior do que você. Os manipuladores nunca se cansam de lembrar que os seus problemas são muito mais graves. Dessa forma você não tem razão alguma para reclamar.

Se você está preocupado com o seu peso, recebe vários comentários sobre o que come ou sobre o tipo de roupa que veste. Se está preocupado com uma apresentação que terá de fazer, o manipulador irá falar justamente sobre os riscos e lembrar casos de insucesso. Facilmente eles leem as suas emoções, mas sabem usar essa habilidade somente para manipular, sem tentar ajudá-lo a se sentir melhor.

Os manipuladores emocionais podem deixá-lo louco com seu comportamento irracional. Não tente vencê-los em seu jogo. Mantenha uma certa distância emocional e não se deixe cair em suas armadilhas.

Fonte: http://www.geledes.org.br/8-sinais-de-que-caiu-na-armadilha-de-um-manipulador-emocional/#gs.CdTKqb4

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Email_edited
  • Grey Facebook Icon
  • Grey LinkedIn Icon
bottom of page