top of page

Durma bem

  • Foto do escritor: Walter Miez
    Walter Miez
  • 24 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

O nosso corpo é pensado evolutivamente para funcionar de acordo com o ritmo circadiano, nosso relógio biológico que organiza o metabolismo para a atividade enquanto há luz no céu (dia) e para o repouso na ausência de luz (noite).


Com os avanços da modernidade nossa rotina se transformou um pouco, inclusive, algumas pessoas passam a se reconhecer como “mais noturnas” e não há mal algum nisso, tomando os devidos cuidados para que tenhamos um sono adequado e capaz de nos repousar.


Dormir bem não tem a ver necessariamente com a quantidade de horas dormidas, mas com o quanto nos sentimos descansados ao acordar e dispostos ao longo do dia.


Assim, para que tenhamos um sono capaz de nos descansar, é importante que atentemos a alguns cuidados:

- Evite comer em grandes quantidades e comidas excessivamente calóricas próximo ao horário de dormir;

- Diminua a luminosidade da casa algumas horas antes de dormir, inclusive o uso do celular, já que a luz intensa pode fazer o corpo interpretar a noite como dia;

- Prefira a luminosidade de coloração amarela que tende a provocar sensações de aconchego;

- Evite fazer atividades físicas e consumir alimentos e bebidas estimulantes como café e chocolate;

- Ocupe-se com atividades que nos conduzam ao descanso como ler, assistir tv, etc. Mas atenção, será que um filme de suspense ou aquela série que nos deixa vidrados é uma boa pedida?

- Ritualize o seu adormecimento relaxando em um banho quente, tomando um chá (sem cafeína, por favor), evitando barulho excessivo falando ou ouvindo tv, por exemplo, etc.

- Prepare a cama com roupas de cama confortáveis e perfumadas. Segundo a aromaterapia, água para lençóis ou aromatizantes a base de essências como capim-limão, lavanda e alecrim tem propriedades calmantes.


O cuidado com a hora de dormir além de contribuir para um sono repousante, nos confere mais disposição, concentração, ânimo, sensação de bem-estar e diminui o risco de doenças no coração, obesidade e ansiedade.





 
 
 
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Email_edited
  • Grey Facebook Icon
  • Grey LinkedIn Icon
CONTATO

Walter Miez

PSICÓLOGO CLÍNICO,
ANALISTA SOCIAL
& CONSULTOR
Telefone:

+55 (31) 99384-4130

E-mail:

waltermiez@gmail.com 

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

bottom of page