Estilo e Abordagem teórica
No processo psicoterapêutico existe o que chamamos de estilo profissional e abordagem teórica. De maneira simplificada, a abordagem é o campo teórico e técnico que entende os fenômenos acompanhados na clínica a partir de pressupostos próprios com o qual a(o) profissional tem mais afinidade dentro da Psicologia. Já o estilo é o modo como a(o) profissional se apropria dessas teorias e técnicas e as aplica no trabalho realizado.
Eu atuo numa perspectiva psicossociológica e humanista/existencial o que me possibilita conduzir o processo psicoterapêutico de uma maneira atenta à cultura na qual estamos inseridos, mas reconhecendo o ser humano como potente para a ação e transformação, gerindo estratégias que lhe permitam uma vida mais consciente e gentil consigo.
Pelas minhas redes sociais é possível acompanhar alguns textos que escrevo discutindo algumas temáticas, orientações de leitura e produções audiovisuais e especialmente partilhando um pouco da minha vida e experiência. Isso porque, considerando que o estilo do trabalho está bem caracterizado por quem a(o) profissional é de verdade, não dá para esperar que criem um vínculo de confiança e disposição para a partilha conosco, se não estivermos dispostos a partilhar.
Não esqueçamos que apesar da abordagem da(o) terapeuta, se está dentro do seu domínio técnico e a(o) profissional identifica que cabe dentro do processo psicoterapêutico, pode-se utilizar técnicas popularmente conhecidas como de outras abordagens, mantendo uma coerência científica.
Por fim, não há abordagem melhor que a outra, todas têm avanços e limitações teóricas e técnicas, talvez realmente conte para um bom processo, pelo menos pra mim, é como construímos o vínculo com a(o) profissional e nos identificamos com o estilo dela/dele.