top of page

O que considerar ao tomar decisões?

  • Foto do escritor: Walter Miez
    Walter Miez
  • 22 de jun.
  • 2 min de leitura
ree

Quando decidimos levar o guarda-chuva ao sair de casa, estamos exercendo nossa capacidade de escolha baseada em algo que vai além da lógica imediata do presente. Essa decisão, aparentemente simples, carrega em si uma série de elementos subjetivos: nossa história, nossas experiências anteriores, nossa intuição e nossa forma de ler os sinais do mundo. O céu pode estar nublado, o vento pode estar mais úmido, ou talvez tenhamos lembranças de ocasiões em que nos molhamos por não termos nos preparado. A verdade é que não é necessário que chova para que a decisão tenha sido correta, porque o chover ou não chover é uma variável que não está sob nosso controle. E a vida é, essencialmente, feita dessas variáveis: incontáveis, imprevisíveis, muitas vezes indiferentes às nossas vontades.

Não temos como controlar tudo o que interfere ou atravessa o nosso caminho. O que podemos, sim, é escolher a forma como respondemos ao que a vida apresenta, partindo do que somos, do que sentimos, do que valorizamos no momento presente. Nossas escolhas não precisam ser validadas por resultados futuros — muitas vezes imprevisíveis — para que tenham sido legítimas. A legitimidade de uma escolha está em ela fazer sentido no momento em que foi tomada. Quando escolhemos com consciência, mesmo que depois tenhamos que lidar com consequências inesperadas, ainda assim estamos em um processo profundo de aprendizado.

Acertar, nesse contexto, não significa prever o futuro, mas estar atento ao que cada decisão nos ensina sobre nós mesmos. Há um valor imenso em respeitar nossas escolhas, especialmente quando compreendemos os motivos que nos levaram a elas. Valorizar o processo decisório, com suas incertezas e riscos, é também valorizar nossa capacidade de crescer, aprender e nos transformar. E é justamente aí que reside a beleza da liberdade: não em acertar sempre, mas em poder escolher de acordo com aquilo em que acreditamos, com o que nos parece verdadeiro e necessário no presente.



 
 
 

Comments


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Email_edited
  • Grey Facebook Icon
  • Grey LinkedIn Icon
CONTATO

Walter Miez

PSICÓLOGO CLÍNICO,
ANALISTA SOCIAL
& CONSULTOR
Telefone:

+55 (31) 99384-4130

E-mail:

waltermiez@gmail.com 

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

bottom of page