top of page

Porque retemos a mágoa?


Por vezes essa é a forma com que o nosso cérebro entende ser mais estratégica para garantir que não passaremos novamente por uma situação semelhante que nos gere dor. É como se ele desconfiasse da nossa possibilidade de aprender com o mal que nos foi gerado, assim ele faz com que a situação seja revivida e remoída como se esse fosse o caminho mais curto para evitar novas situações de sofrimento ou lembrar a gente o quanto de energia e recurso emocional foi mobilizado para cicatrizar a ferida que foi aberta.

Mas remoer a mágoa não previne que novas situações assim sejam vividas, além de consumir muita energia para que pensemos e repensemos o quanto viver determinadas situações nos causaram dor. O que nos coloca numa situação de maior proteção é entender que o mal que o outro nos provocou tem a ver com escolha do lado de lá e que o que doeu do lado de cá precisa ser cuidado, acolhido, de modo a entendermos que conseguiremos identificar situações assemelhadas quando essas aparecerem e conseguiremos lidar com elas quando não for possível evitar, reconhecendo nossa força e capacidade de ser resiliente.


#ParaTodosVerem: No vídeo fala um homem branco, de cabelo curto, vestindo uma camisa polo branca, bermuda clara e vários livros ao fundo.



Song Bubuia, by Céu from album Vagarosa. License by Ceative Commons.

Comments


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Email_edited
  • Grey Facebook Icon
  • Grey LinkedIn Icon
bottom of page