Acorde bem
Acorde bem
Dormir e acordar bem estão diretamente relacionados às nossas sensações ao longo do dia. Nossa atenção, ânimo e percepção de satisfação e felicidade dependem de como iniciamos e finalizamos nossa rotina.
Já conversamos um pouco sobre como cuidarmos do nosso adormecer e fazê-lo com qualidade no texto “Durma bem”, agora é hora de pensarmos sobre nosso acordar.
Com a correria do dia-a-dia comumente nos levantamos da cama em sobressalto, já alarmados com as inúmeras tarefas que temos por fazer e tudo o que “precisamos dar conta”.
Cuidar do nosso acordar é respeitar esse momento de ativação do corpo dando a ele o tempo necessário para despertar efetivamente.
Quando ligamos o computador, ele também leva um tempo para acionar seus dispositivos e colocar-se pronto para a execução de tarefas. Se até as maquinas tem um tempo para essa ativação, porque para nós, seres humanos, isso seria dispensável?
Se você tem dificuldades em acordar, procure não fazê-lo de maneira tão abrupta. Para isso uma boa dica é dormir com as cortinas abertas para que a incidência de luz vá comunicando ao corpo, aos poucos, que está chegando o momento de despertar.
Atente aos estímulos recebidos na primeira hora da manhã. Evitar noticiários, responder a mensagens e ligações de trabalho, tomar o café da manhã apressadamente podem nos possibilitar o início da manhã de maneira mais pacífica, colaborando para que essa energia se mantenha ao longo do dia.
Cuidar do nosso acordar é um compromisso com nosso autocuidado e atentar para a qualidade da nossa presença no mundo.