Amor romântico.
Amor romântico é uma idealização. É uma orientação social sobre os moldes como devemos nos relacionar romanticamente. Mas custa caro.
Essa orientação propõe que os casais se bastem, que tentem suprir todas as suas necessidades um no outro e que o amor, sendo forte o bastante, é capaz de enfrentar todas as adversidades, tornando o casal inabalável.
O amor romântico sugere que não existe desejo fora da relação e que nós só nos tornamos completos por estar em relação com esse outro amado - que é tudo pra nós. Dessa forma, deixamos de existir individualmente e passamos a ser um como casal. Essa fusão faz com que todas as escolhas e percursos aconteçam levando em conta acima de tudo os dois agora fundidos como casal.
Há de se considerar, inclusive, que se existe mais de um na relação, talvez devamos considerar quem tem a voz mais forte ou se esse lugar é partilhado.
A cultura vende a ideia de um "encontro de almas" capaz de superar uma angústia primária e estruturante da nossa existência que é o medo da solidão.
Sabemos que o amor romântico é uma ficção. Mas, apesar de nos ser vendido como disponível para todes, é uma ficção com cor, corpo e trajetória pensados.
Corpos e identidades fora do padrão são capazes de serem amadas incondicionalmente? Corpos e identidades fora do padrão são capazes de viverem o amor acima de todas as dificuldades?
Como é possível que pessoas gordas, não brancas, trans, afeminadas acessem esse amor?
Certamente o mito do amor romântico não foi construído para existências dissidentes. Mas, ainda que essas possam ser tratadas como fetiche por pessoas "padrão", nem por isso deixam de amar e de ser amáveis ainda que pelos iguais.
O amor romântico tem por princípio apagar a coexistência de diferenças e de particularidades.
Ele por si só é uma ideia fracassada porque além de ser irreal, nem sempre garante o tão prometido "final feliz".
Não está no nosso controle garantir que o amor vá se sustentar pelo resto da vida.
"O amor vale a pena?" é uma pergunta a ser respondida no dia-a-dia. Se hoje fizer sentido, ótimo. Se amanhã fizer sentido, continuamos.
O amor romântico é um ideal que se vende a partir da exclusão da possibilidade de todas as pessoas serem amadas porque não aceita a realidade e a diferença.
É importante estar em relações que não nos apaguemos para que o laço aconteça. Não é preciso se despir de si para caber no desejo do outro.
Essa é uma história de contos de fada e não da vida real.
#ParaTodosVerem: No vídeo fala um homem branco, de cabelo cacheado castanho e preso em um coque, usando barba vestindo uma camiseta branca. Ele está sentado numa cadeira e ao fundo temos uma estante com vários livros.
#Psi #Psicologia #Psicoterapia #Psicólogo #Psicoterapeuta #WalterMiezPsicologia #ComoEstamos #Saude #Amor #AmorRomantico
Song Bubuia, by Céu from album Vagarosa. License by Ceative Commons.
Comments