Até quando dar espaço para os nossos problemas pode nos fazer mal?
A necessidade de respondermos ao mundo de forma sempre otimista faz com que percamos o filtro de quando pensar pelo lado positivo não nos faz tão bem assim. A isso chamamos positividade tóxica – achar que tem que pensar pelo lado positivo sempre, sem dar espaço pra outros sentimentos.
Sufocar frustrações faz com que elas ao invés de escaparem para fora de nós façam o caminho inverso – ao invés de extravasar, temos nossa energia interna roubada e assim implodimos. É possível ser otimista e grato sem deixar de aparecer as situações que nos geram frustração. É importante acolher nossos sentimentos negativos. Essa constipação de sentimentos não evolutivos e adaptáveis nos impede de aprender com nossas dificuldades.
Desde criança aprendemos a suspender sentimentos como ciúme e raiva, mas não aprendemos que acolher um sentimento ruim não é se tornar ele, é tê-lo em observação, é aprender o que é mostrado sobre nós.
Song Bubuia, by Céu from album Vagarosa. License by Ceative Commons.
#PraCegoVer: No vídeo fala um homem branco, de cabelo curto, vestindo uma camisa de botão branca com flores azuis e ao fundo há vários livros.
Comments