top of page

Inimigo do fim


"Inimigo do fim" é uma expressão que reflete a resistência ao encerramento de momentos prazerosos, especialmente aqueles relacionados à diversão e ao lazer. Num contexto em que a vida sobrecarregada com trabalho e responsabilidades, é comum que busquemos refúgio em atividades que proporcionam prazer imediato. E, assim como um pêndulo, ao nos vermos exauridos de um lado, sentimos a necessidade de compensar do outro, mergulhando em diversão para equilibrar as energias desgastadas.

Esse movimento de compensação, porém, tende a se desequilibrar. Vivendo em uma sociedade onde "ser produtivo" é altamente valorizado, nos empurramos até o limite do trabalho, da performance e da realização. O desgaste que isso provoca gera uma necessidade quase urgente de buscar o oposto: o lazer, o descanso, a diversão. No entanto, em vez de encontrarmos equilíbrio, muitas vezes acabamos indo ao extremo. O receio de voltar para o lado da sobrecarga nos leva a prolongar os momentos de prazer, tornando-nos "inimigos do fim".

Ser um "inimigo do fim" pode ser a tentativa de evitar o retorno à vida cotidiana que, por sua natureza, traz consigo a lembrança da pressão e do cansaço. Para muitos, essa atitude pode parecer apenas uma forma de aproveitar a vida, mas, ao fundo, há o temor de que, ao cessar a diversão, o pêndulo retorne ao lado oposto, para o lugar de sobrecarga e de sacrifício.

Essa dinâmica revela como temos dificuldade de encontrar um meio-termo. Há nesse fenômeno um convite para equilibrar tarefa e lazer de forma saudável, sem excessos de nenhum dos lados.


Comments


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Email_edited
  • Grey Facebook Icon
  • Grey LinkedIn Icon
bottom of page