top of page

Mini-hábitos



O estresse do cotidiano nos exige busca por sensações de recompensa que tendem a aparecer em excessos tais como o álcool, o cigarro, comidas gordurosas e doces. O chocolate faz muito sucesso especialmente por reunir essas qualidades: gordura e doce, o que faz com que nosso cérebro reconheça como recompensa.

Assim, quando reconhecemos que algumas dessas práticas não nos fazem bem, demora um tempo até construirmos outro caminho para encontrarmos satisfação sem depender de comportamentos que desencadeiem em prejuízo.

Os mini-hábitos são pequenas tarefas dentro de um projeto maior (ter uma alimentação mais saudável, praticar atividades físicas, ler um livro, etc.) que possibilitam tornar essas metas mais acessíveis.

Quando distribuímos uma grande tarefa em pequenos passos, esses parecem menos trabalhosos, difíceis de burlar ou sabotar e mais facilmente reconhecemos o bem-estar promovido por essas mudanças. Por não parecer grandioso demais para ser inalcançável ou exigir demasiado esforço, as novas posturas vão ganhando espaço de modo que ao se acumularem não dão brecha para que hábitos ruins tenham tanto espaço e nos dão a sensação de recompensa ao conseguir concluir a tarefa.

Apesar de, usualmente, só enxergarmos resultado no grandioso, é melhor fazer pequenas movimentações dentro de um projeto maior, como: melhorar a alimentação ou praticar atividade física, que fazer muito de uma vez só sem garantia da permanência da nova postura. Afinal, ninguém começa a correr uma maratona da noite para o dia.


#ParaTodosVerem: Na imagem uma mulher branca, de cabelo escuro, com roupa de ginástica observa os degraus de uma escada.



Comments


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Email_edited
  • Grey Facebook Icon
  • Grey LinkedIn Icon
bottom of page