Não reatividade
- Walter Miez
- 6 de mar.
- 2 min de leitura

Reagir é uma parte natural das relações humanas, mas nem sempre é produtivo ou necessário entrar em conflito. Decidir em quais situações vale a pena se indispor com o outro exige discernimento e autodomínio, algo que vem com a prática de uma observação mais consciente das circunstâncias e das nossas emoções.
Por exemplo, quando uma pessoa comete um vacilo claro, como furar a fila, o impulso imediato pode ser o de confrontar. No entanto, nem sempre vale a pena se desgastar emocionalmente com situações que pouco agregam à nossa vida. Muitas vezes, o outro não está em um lugar de consciência ou empatia para reconhecer o próprio erro, e o confronto pode se transformar apenas em um desperdício de energia.
Às vezes, a melhor resposta é simplesmente deixar para lá. Não por covardia ou passividade, mas por entender que nem todas as batalhas são dignas de ser travadas. O outro pode ser apenas um "babaca", alguém cujas atitudes falam mais sobre ele do que sobre você. Evitar o conflito, nesses casos, não significa aceitar o comportamento, mas escolher a paz interior em detrimento do estresse momentâneo.
Apaziguar o coração é, muitas vezes, mais importante do que buscar justiça em cada pequena situação. É confortante pensar que, por trás de atitudes egoístas ou agressivas, pode haver uma vida insatisfeita, cheia de frustrações ou conflitos internos. Esse pensamento não é sobre ser superior ou ignorar a realidade, mas sobre manter o foco em nossa própria serenidade.
Decidir quando reagir ou não requer maturidade emocional. Há situações em que a nossa voz precisa ser ouvida, em que impor um limite é necessário para não nos sentirmos oprimidos. Mas há também aquelas em que a melhor decisão é seguir em frente, sabendo que o desgaste do confronto não vale o preço emocional.
Portanto, a não reatividade é sobre escolher com sabedoria: reagir quando há algo construtivo a ser feito ou dito, e deixar para lá quando o outro, simplesmente, não vale a perda da nossa paz. O verdadeiro poder está em perceber que temos controle sobre nossas reações e que, ao evitar batalhas desnecessárias, ganhamos mais tempo e energia para aquilo que realmente importa.
Comments