Resiliência
- Walter Miez
- 11 de jun. de 2024
- 1 min de leitura

O fato de virmos de uma história difícil, por vezes, faz com que utilizemos isso como combustível para investirmos nesses projetos com todo afinco e dedicação. Quando o outro nos oferece silencio isso nos ofende porque desdenha nossa história e nossa vontade de resolver um determinado impasse na relação.
Contudo, às vezes também esticamos nossa paciência com o outro por achar que nossa história difícil nos ensinou coisas que o outro ainda não aprendeu e por isso nós devemos ser mais pacientes e orientar o outro a isso que nos foi difícil aprender.
Podemos olhar para nossa história por duas vias: para frente, tentando construir um futuro de mais oportunidade e comunicação fluida e resolutiva; para trás, tentando ser acolhedor e paciente com o outro, às vezes nos forçando para mais, só porque isso não nos foi oferecido quando não tínhamos tanta maturidade.
É preciso reconhecer que apesar da jornada difícil já caminhamos, nos instrumentalizamos, aprendemos, construímos redes e estamos mais bem assessorados na vida. Assim, nosso passado difícil é uma memória e não uma corrente que arrastamos e nos dificulta caminhar. Por isso é importante reconhecer nossos acessos e usufruir dessas conquistas que temos ao longo do caminho.
Comentarios