top of page

Senso crítico


Existir de maneira consciente pode demandar o abandono de convenções sociais e de ideias assimiladas sem criticidade, originadas de ensinamentos coletivos que inibem a reflexão sobre como a cultura orienta nosso pensamento. Essas convenções, muitas vezes reforçadas por coletivos, instituições e hegemonias, desestimulam a reflexividade e o desenvolvimento de percepções particulares sobre conceitos de verdade, certo ou valor.

Reconhecer que assimilamos protocolos sociais fundamentados ao longo da História demanda coragem. Esse movimento leva a questionamentos sobre quais parâmetros moldam nossa visão de mundo e guiam nossas relações. Os sujeitos parecem de males criados pelas instituições e estruturas sociais. Pensar dessa forma implica a ousadia de desvelar tais convenções. Enxergar o que está estabelecido é se perguntar a que custo — e de quem — algo ou alguém está sendo preservado, confortado e beneficiado na cultura vigente.

A busca por conhecimento e o estímulo à reflexividade nos torna críticos sobre nossa existência e o modo como vivemos, bem como transformadores sociais em potencial.


Comments


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Email_edited
  • Grey Facebook Icon
  • Grey LinkedIn Icon
bottom of page