Conhecer-se a partir do outro.
Sempre que estamos em convivência exercitamos nossa habilidade social. Essa, por sua vez, tem relação com o que aprendemos sobre certo ou errado, boas maneiras e não fazer ao outro o que não gostaríamos que fosse feito a nós.
Contudo, cada cabeça tem uma orientação porque cada um se apropria de regras de convivência de uma maneira própria. Por isso temos limite, formas de colocar limites e avaliações para quando colocar limites diferentes entre si.
Nós construímos nossa identidade na interação com o outro. É escutando o outro e se percebendo através do outro que construímos entendimento sobre quem somos. Ou seja, é a partir da nossa microcultura, do nosso meio social que vamos descobrindo e adaptando quem somos. É assim que buscamos a boa avaliação do nosso grupo sem abrir mão do que nos constitui na individualidade.
Conviver é descobrir que na interação entre eu e o outro aprendemos sobre nós mesmos.
É sempre uma pergunta sobre nós! O que queremos? O que buscamos? O que damos conta? E como negociamos o nosso modo de ser com o modo de ser do outro?
#ParaTodosVerem: Na imagem uma mulher loira e branca se olha através de um espelho redondo e quebrado.
#Psi #Psicologia #Saude #PsicologiaClínica #Psicoterapia #Psicólogo #Psicoterapeuta #TerapiaOnline #PsicoterapiaOnline #WalterMiezPsicologia #Convivencia #Identidade #Limite #Aprendizado
コメント