Introversão.
Frequentemente construímos a ideia de que a introversão é um nítido desconforto a situações sociais, quase como um sinônimo de fobia social.
A fobia social é um dos distúrbios que compõem o transtorno de ansiedade que se manifesta causando uma reação alarmada e exagerada em situações que precisamos estar em público. Sentimos aí que esse público nos avalia e julga, fazendo inferências sobre quem somos, como falamos e nos vestimos. Esse desconforto inflado em situações sociais é passível de diagnóstico.
A introversão não é um aspecto ruim ou que deva ser tratado na clínica. Ela é um oposto à extroversão.
Certamente a pessoa introvertida pode preferir não estar em espaços de convívio social ou situações em que não se exponha publicamente. A pessoa introvertida pode preferir construir uma rede mais restrita de pessoas com quem se disponha a partilhar, se abrir e trocar experiências.
A pessoa introvertida não necessariamente é ansiosa em situações de convívio social ou teme e fantasia que está em constante avaliação pelas pessoas do seu meio.
A pessoa extrovertida gosta de se lançar para o novo e tem iniciativa para isso, mas isso não torna o introvertido sinônimo de inseguro sobre as avaliações que estão sendo lançadas sobre si ou que não dá conta do convívio social. É uma questão de predileção e identificação - é uma característica.
#ParaTodosVerem: Na imagem um homem moreno de cabelo curto veste camiseta e calça cinza. Ele está de costas, sentado num píer e olhando para um lago num dia nublado.
#Psi #Psicologia #PsicologiaClínica #Psicoterapia #Psicólogo #Psicoterapeuta #TerapiaOnline #PsicoterapiaOnline #WalterMiezPsicologia #Introversão #Extroversão #Ansiedade #FobiaSocial
Comentarios