Tempo na psicoterapia
O tempo na psicoterapia não funciona como uma "consultoria" em que você paga por um tempo X e a/o profissional fica exclusivamente aquele tempo à sua disposição.
Na psicoterapia o encontro propõe intervenções, elaborações e provocações que podem terminar "dentro do tempo" comumente acordado para a sessão; pode se estender se o momento pedir; ou pode finalizar antes do tempo desse acordo.
As informações não são todas elaboradas exclusivamente na sessão, mas pré, durante e pós. Espera-se que a/o paciente siga o processo reflexivo ao longo da semana, porque a reflexão é contínua.
Podemos fazer uma sessão de longas horas? Claro, mas não significa que teremos melhores elaborações e aproveitamento crítico por conta disso. A fala cura e falar é fundamental terapeuticamente. Contudo, podemos fazer uma sessão de 20, 30 minutos que possa dar espaço para se falar o que precisa, receber provocações sobre o assunto e isso reverberar o bastante.
O volume grande de assuntos discutidos em uma sessão não garante a qualidade das elaborações e por vezes pode até pode atrapalhar a potência das intervenções quando elas são muitas e sobre temas muito diferentes.
As vezes não dá para trabalhar tudo o que gostaríamos em uma única sessão e por isso precisaremos esperar que cada assunto tenha seu momento de aparecer e ser cuidado dentro das prioridades. Inclusive, não trazer todos os assuntos é justamente o que dá espaço para que cada questão tenha tempo e respiro necessário para ser tratado.
#TempoDeSessão #Psi #Psicologia #PsicologiaClínica #Psicoterapia #Psicólogo #Psicoterapeuta #TerapiaOnline #PsicoterapiaOnline #WalterMiezPsicologia
#ParaTodosVerem: A imagem num tom esverdeado mostra uma mulher com letras que saem da sua boca.
Comments