top of page

Transição de luz.

  • Foto do escritor: Walter Miez
    Walter Miez
  • 18 de abr. de 2023
  • 1 min de leitura

Uso essa metáfora para que pensemos nosso processo de "iluminação" na psicoterapia. Não há um rompante de compreensão dos fatos e mudança de vida. A tomada de consciência acontece em uma transição. Assim, entendemos que há outra forma de agir. Ao compreender a possibilidade de existir outras escolhas possíveis, percebemos outras formas de estar e se comportar no mundo.

Há um primeiro impacto de uma "sacação" de outros caminhos possíveis, mas depois isso se organiza em testagens de outras alternativas.

Respeitemos a transição, o tempo das coisas e como elas decantam e acontecem na nossa história.

Compreender no imediatismo não nos auxilia a tomada de novas decisões. É na transição que acomodamos as novidades e assim ampliamos e tornamos autêntico nosso repertório de estratégias.

Inclusive, é por isso que na psicoterapia não se entrega ao paciente uma interpretação pronta para ele acolher. Mesmo que hora ou outra precisemos ser mais incisivos em intervenções, é preciso respeitar o tempo de quem mergulha no próprio processo.


#ParaTodosVerem: Na imagem vemos uma imagem do horizonte do céu mudando de coloração do azul para o laranja a partir do nascer do sol.



 
 
 

Comments


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Email_edited
  • Grey Facebook Icon
  • Grey LinkedIn Icon
CONTATO

Walter Miez

PSICÓLOGO CLÍNICO,
ANALISTA SOCIAL
& CONSULTOR
Telefone:

+55 (31) 99384-4130

E-mail:

waltermiez@gmail.com 

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

bottom of page