Acordo.
Acordos são pactos que podemos estabelecer com o outro ou com a gente mesmo.
Isso significa que as partes combinam e se responsabilizam cumprir algo mutuamente.
Acordos sociais são formas de combinarmos com nosso meio de viver "bem" e de maneira "civilizada".
Esses combinados sejam coletivos ou não, precisam ser negociados com a nossa forma de ver e sentir o mundo. Ou seja, antes de estabelecermos combinados com o outro, precisamos avaliar se esses combinados se alinham à combinados que fazemos com nós mesmos.
Se esses acordos particulares não estiverem explícitos para o outro, tudo bem. Cada um tem sua forma de regular o certo e o errado para si.
Não esqueçamos que combinados devem organizar e não sacrificar nossa forma de viver. Exatamente porque combinados exigem prioridades e escolhas entre o que será preservado e o que será sacrificado.
Priorizar-se é escolher-se e isso não tem a ver com egoísmo ou individualismo, mas com autopreservação.
É assim que nos organizamos no mundo, tendo olhos para o que nos é estruturante... Não nos esqueçamos o quanto custa negociar combinados individuais e coletivos e se estamos presando pelo nosso viver bem.
#ParaTodosVerem: Na imagem vemos uma mulher negra de cabelos lisos até os ombros sorri ao apertar a mão de outra pessoa. Ela veste uma camisa de botão branca e carrega nas mãos uma pasta cinza.
#Psi #Psicologia #PsicologiaClínica #Psicoterapia #Psicólogo #Psicoterapeuta #TerapiaOnline #PsicoterapiaOnline #WalterMiezPsicologia #Saude #Acordos #Combinados #Autopreservacao
Comments